É preciso lembrar!




#WeRemember
Dia internacional da memória das vítimas do holocausto
27 de janeiro de 2020


Trabalho elaborado na escola



Todos os anos, em 27 de janeiro, a UNESCO presta homenagem à memória das vítimas do Holocausto e reafirma o seu compromisso inabalável de combater o anti-semitismo, o racismo e outras formas de intolerância. A data marca o aniversário da libertação dos prisioneiros do campo nazista de extermínio de Auschwitz-Birkenau pelas tropas soviéticas em 27 de janeiro de 1945. 

O Holocausto afetou profundamente os países em que os crimes nazistas foram perpetrados, mas também teve implicações e consequências universais em muitas outras partes do mundo. Os Estados Membros partilham a responsabilidade coletiva de abordar o trauma residual, manter políticas eficazes de lembrança, cuidar de locais históricos e promover educação, documentação e pesquisa, sete décadas após o genocídio. Essa responsabilidade implica educar sobre as causas, consequências e dinâmicas de tais crimes, a fim de fortalecer a resiliência dos jovens contra as ideologias do ódio. Como os crimes de genocídio e atrocidade continuam a ocorrer em várias regiões, e como estamos a testemunhar um aumento global do anti-semitismo e de discursos odiosos, isso nunca foi tão relevante.

Efetivamente, o anti-semitismo está a aumentar mas os níveis de conhecimento sobre o Holocausto está em declínio. Por exemplo, 66% dos adultos americanos não sabem o que foi Auschwitz e 45% dos adultos não são capazes de nomear um campo de concentração ou gueto. Isso representa uma chocante falta de conhecimento sobre uma das maiores tragédias da humanidade.

A cada ano que passa, o número de sobreviventes do Holocausto que resta para o testemunhar diminui. Dentro de algumas décadas, não haverá sobreviventes. Cabe, pois, a todos nós ajudar a preservar a sua memória e honrar aqueles que pereceram.

Para resolver esse problema, o foco da campanha #WeRemember deste ano será a educação para o Holocausto



Remember. Trabalho de um aluno da Camilo



Comentários