HELPO | Revista Mundo H.




     49.ª edição da revista Mundo H.




"Numa época de excecional complexidade, em que, nas palavras de António Perez Metelo, "um vírus veio sacudir-nos, de alto a baixo, mudando-nos o dia a dia de forma radical e obrigando-nos a despertar, serena e coletivamente, à escala mundial", enviamos-lhe 49.ª edição da revista MundoH.

Desta vez, atrevemo-nos a sugerir que comece a revista pelo fim e espreite a contracapa, onde pode dar conta da campanha de IRS da Helpo. Sabia que mais de 75% dos contribuintes portugueses não faz a consignação dos 0,5% do IRS a favor de uma instituição de solidariedade, apesar deste gesto não ter qualquer custo ou acarretar qualquer prejuízo? Um financiamento que não é disponibilizado às associações e que, precisamente nestes tempos mais difíceis, se torna determinante para que os meios e o apoio cheguem aos mais necessitados e carenciados. Se ainda não preencheu a sua declaração de IRS, por favor, preencha a 2.ª alínea do Quadro 11 com o NIF da Helpo e dê um Futuro ao seu IRS.

Nesta edição, chamamos a atenção para dois grandes projetos em Moçambique: a "Missão Olhar por Moçambique" que, em parceria com a MultiOpticas, ofereceu 600 pares de óculos e mil rastreios visuais numa região onde o acesso a estes serviços é um privilégio de muito poucos e faz toda a diferença, sobretudo junto da comunidade estudantil; e a construção de 9 salas de aula, financiadas pela Embaixada do Japão em Moçambique, na Escola Primária Completa de Jambesse, onde estudam mais de 4000 crianças. Ainda em Moçambique, um texto sobre a importância das bibliotecas, porque estas têm de ser mais do que apenas um local onde se depositam livros. 

De São Tomé e Príncipe chega-nos um artigo sobre a importância do POPMISA na erradicação do consumo de álcool junto da população materno-infantil, num testemunho pessoal e emotivo da nutricionista Olívia Pinho; e uma retrospetiva e balanço do Programa de Acompanhamento Nutricional Materno Infantil – PANMI, que apoia milhares de crianças e grávidas neste país.

Em Portugal, damos conta de como a Ludoteca da Helpo, nas Fontaínhas, Cascais, tem crescido e continua a desenvolver um trabalho imprescindível no apoio às crianças daquela comunidade; e ainda do projeto "Saibreiras – Pintar o Futuro", que alimenta o futuro das crianças deste bairro em Ermesinde.

Tudo isto e muito mais, numa edição em que Marcelo Rebelo de Sousa volta a demonstrar a sua ligação à Helpo. 

Na esperança de que se encontre bem nestes tempos de pandemia, desejamos-lhe uma boa leitura."

A Equipa HELPO







Lembramos que o atelier da Camilo "Feito à mão na biblioteca" tem como objetivo social a criação de fundos para a angariação de materiais escolares, bem como a recolha de livros de ficção, a remeter à HELPO, que os fará chegar a escolas do Norte de Moçambique.




     Materiais produzidos no atelier


     Materiais produzidos no workshop sobre produção de sabão, organizado pelo atelier.


Comentários