Magazine | O ano da morte de Ricardo Reis





 https://flipboard.com/@adelaidej/saramago-o-ano-da-morte-de-ricardo-reis-a3t44k8hy?from=share
 Fazer duplo clique para aceder à Magazine



“Pôs o livro na mesa-de-cabeceira para um destes dias o acabar de ler, apetecendo, é seu título The god of the labyrinth, seu autor Herbert Quain, irlandês também, por não singular coincidência, mas o nome, esse sim, é singularíssimo, pois sem máximo erro de pronúncia se poderia ler, Quem, repare-se, Quain, Quem […].” “Não tenho remédio, É outra pergunta, É, Não tem porque, primeiro que tudo, você nem sabe quem seja, E você, alguma vez o soube, Eu já não conto, morri, mas descanse que não vai faltar quem dê de mim todas as explicações, Talvez que eu tenha voltado a Portugal para saber quem sou, Tolice, meu caro, criancice, alumbramentos assim só em romances místicos e estradas que vão a Damasco, nunca se esqueça de que estamos em Lisboa, daqui não partem estradas [...]".

José Saramago, O ano da morte de Ricardo Reis, Lisboa, Editorial Camilnho, 1985



Comentários