+ Leitur@s | O artista, o filósofo e os aprendizes



    Rato, de Paweł Kuczyński



Mundialmente conhecido e premiado, o pintor e ilustrador polaco Paweł Kuczyński (1976 - ) cria ilustrações satíricas que abordam temas universais como a desigualdade racial, a fome, a poluição do ambiente e a falta de liberdade. 

O filósofo americano John Rawls (1921-2002) é considerado o mais influente autor do pensamento político do século XX. A sua obra-chave, Uma Teoria da Justiça, editada em 1971 (tradução portuguesa na Presença, 1993), procurou lançar a base moral que melhor se adequa a uma sociedade democrática.

Estes autores, o artista e o filósofo, constituem o ponto de partida do trabalho sobre justiça social realizado pelos alunos do 10º H, na aula de Filosofia.


Feito com Padlet







Uma Teoria da Justiça, de John Rawls, livro publicado em 1971, é a obra que mais marcou a filosofia política do século XX. É por isso um texto incontornável nesta área do saber, e nele o autor propõe um itinerário para a descoberta e fundamentação racional dos princípios que devem reger a sociedade justa com base numa argumentação que se situa na confluência de duas correntes culturais distintas: a do utilitarismo e a das teorias do contrato social.



Comentários

Enviar um comentário