Os livros salvam vidas



 
Helen Fagin. A ilustração é da autoria de Ingrid Gordon


Em carta ao leitor, Helen Fagin, uma sobrevivente do Holocausto, mostra como os livros salvam vidas.



Helen Fagin, lendo a sua carta. Vídeo filmado pelos  filhosGary e Judith Fagin.




Querido amigo,

Consegues imaginar um mundo sem acesso à leitura, à aprendizagem, aos livros?

Aos vinte e um anos, fui forçada a entrar no gueto da Segunda Guerra Mundial, na Polónia, onde ser apanhado a ler qualquer coisa proibida pelos nazis significava, na melhor das hipóteses, trabalho duro; na pior das hipóteses, a morte.

Lá, dirigi uma escola clandestina oferecendo às crianças judias a possibilidade de receberem a educação essencial negada pelos seus captores. Mas logo comecei a sentir que ao ensinar latim e matemática a essas jovens almas sensíveis estava a enganá-las em algo muito mais essencial - o que elas precisavam não era de informação seca, mas de esperança, o tipo que vem de ser transportado para um mundo de sonho de possibilidades.

Um dia, como se adivinhasse meus pensamentos, uma garota me implorou: “Pode-nos contar um livro, por favor?”

Eu tinha passado a noite anterior a ler E tudo o vento levou - um dos poucos livros contrabandeados que circularam entre pessoas de confiança através de um canal underground, sob palavra de honra de ler apenas à noite, em segredo. Ninguém tinha permissão para ficar com um livro por mais de uma noite - dessa forma, se relatado, o livro já teria mudado de mãos no momento em que os pesquisadores chegaram.

Eu tinha lido E tudo o vento levou desde o anoitecer até o amanhecer e ainda iluminava meu próprio mundo de sonho. Então convidei esses jovens sonhadores para se juntarem a mim. Quando eu “contei” o livro, eles compartilharam os amores e provações de Rhett Butler e Scarlett O'Hara, de Ashley e Melanie Wilkes. Por aquela hora mágica, tínhamos escapado para um mundo não de assassinato, mas de boas maneiras e hospitalidade. Todos os rostos das crianças ficaram animados com uma nova vitalidade.

Uma batida na porta quebrou o nosso mundo de sonho partilhado. Enquanto os alunos saíam silenciosamente, uma garota de olhos verdes pálidos virou-se para mim com um sorriso choroso: “Muito obrigada por esta viagem para outro mundo. Podemos viajar de novo, em breve?”. Prometi que o faríamos, embora duvidasse que tivéssemos muitas mais hipóteses. Ela colocou os braços em volta de mim e eu sussurrei: "Até logo, Scarlett." "Acho que prefiro ser Melanie", respondeu ela, "embora Scarlett deva ser muito mais bonita!"

À medida que os acontecimentos no gueto seguiam o seu curso, a maioria dos meus colegas sonhadores foi vítima dos nazis. Dos vinte e dois alunos da minha escola secreta, apenas quatro sobreviveram ao Holocausto.

A garota de olhos verdes pálidos foi uma delas.

Muitos anos depois, consegui localizá-la finalmente e encontrámo-nos em Nova York. Uma das maiores recompensas da minha vida continuará a ser a memória do nosso encontro, quando ela me apresentou ao seu marido como “a fonte das minhas esperanças e dos meus sonhos em tempos de total privação e desumanização”.

Há momentos em que os sonhos nos sustentam mais do que os factos. Ler um livro e entregar-se a uma história é manter a nossa própria humanidade viva.

Atenciosamente,

Helen Fagin


Fonte:
Carta inserida em "A Velocity of Being: Letters to a Young Reader", de Popova Bedrik *
* Livro composto por 121 cartas ilustradas para crianças sobre por que lemos.


Comentários