Estudos | Leitura e escrita: lugares de fala e de visibilidade

 


II Seminário Internacional 2019 
Dolores Prades e Sandra Medrano (Coord.).
1ª.ed. 
Editora: Instituto Emília
São Paulo 2020 
28 páginas





Qual o papel das narrativas, orais e escritas, na construção do humano? Como elas afirmam, ou negam, a diversidade? Quais são as questões centrais que permeiam a realidade hoje? Como fechar os olhos para o racismo, para o machismo, para a violência e manifestações sociais colocadas à margem de uma cultura dominante e homogeneizante? Como as diferentes identidades se tornam visíveis, mostram sua voz, revelam-se pela literatura? 

Estas foram as questões que nortearam a segunda edição do Seminário Arte, Palavra e Leitura, em 2019, e revisitando as discussões feitas nas mesas com especialistas e compartilhadas nesta publicação, acreditamos que ampliamos os espaços de fala e escuta, alargamos o nosso senso de alteridade e levantamos novas inquietações que nos movem a buscar outras referências e práticas. Pudemos nos alimentar de humanidade, de muitas histórias de outros que nos constituem. Tivemos momentos inspiradores, provocativos, que nos tiraram de zonas de conforto. Ainda bem! 

Esta publicação vem possibilitar que tais reflexões, sentimentos e provocações possam ganhar novos horizontes, pela possibilidade de (re)leituras e pela ampliação de novos leitores.

Dolores Prades e Tereza Perez 
Instituto Emília e Comunidade Educativa CEDAC




Comentários