Estudos literários | Novas leituras queirosianas






NOVAS LEITURAS QUEIROSIANAS
Giuliano Lellis Ito Santos, Luciene Marie Pavanelo e Hélder Garmes
(organizadores)
RS: Editora Fi, Porto Alegre, 2019





A presente coletânea é dividida em dois blocos, o primeiro voltado para o estudo de O primo Basílio e o segundo voltado para outras obras, para além do romance em foco, cada um contendo três subdivisões. 

Os primeiros quatro capítulos dedicam-se a refletir sobre a presença de O primo Basílio em Portugal e em outros países de língua portuguesa. A segunda parte do livro trata da crítica social em O primo BasílioA terceira parte focaliza a questão feminina presente em O primo Basílio.

A seção seguinte, que inicia o segundo bloco do livro, abarca ensaios sobre outras obras de Eça de Queirós, não necessariamente centradas em O primo Basílio.

A quinta divisão do volume apresenta alguns diálogos entre Eça e outros autores. O capítulo de Benjamin Abdala Junior propõe uma leitura comparada entre as produções de José Saramago e do escritor de A Relíquia a partir da questão da religiosidade. Paulo Motta Oliveira investiga as semelhanças entre os primos Basílio e Charles, do romance de Balzac Eugenie Grandet. Daiane Cristina Pereira, por sua vez, reflete sobre as aproximações entre Luísa, Emma Bovary e Ana Karénina, enquanto Jean Carlos Carniel compara um conto de Prosas Bárbaras com “O poço e o pêndulo”, de Edgar Allan Poe. A seguir, o trabalho de Breno Góes associa a crítica escrita por Machado de Assis sobre O primo Basílio à Aula, de Roland Barthes. A última parte do livro trata das relações entre a obra de Eça e as outras artes. Isabel Pires de Lima examina a forma como a pintora Paula Rego representa O primo Basílio. Maria Zilda da Cunha, Maria Auxiliadora Fontana Baseio e Ricardo Iannace focam-se nos diálogos entre o romance queirosiano, o conto “No Moinho”, de 1902, e a transposição fílmica de 2007. O capítulo de Flavia Maria Corradin analisa os paralelos entre a peça Madame, de Maria Velho da Costa, e os romances Os Maias e D. Casmurro. Já o de Danilo Silvério dedica-se ao estudo das personagens de O primo Basílio como integrantes de uma peça teatral.

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