+Leitur@s | Nunca me deixes

 



    NUNCA ME DEIXES
    Kazuo Ishiguro
    Gradiva
    336 Páginas



Britânico, nascido no Japão, herdeiro de Jane Austen, Kafka e Proust, Kazuo Ishiguro, é o vencedor do prémio Nobel de Literatura de 2017 e um dos nomes mais aplaudidos da literatura britânica contemporânea, ou não tivesse sido nomeado quatro vezes para o Man Booker Prize, prémio que chegou a conquistar em 1989.

Se juntarmos Jane Austen a Franz Kafka, que tipo de escritor obtemos? Segundo Sara Danius, secretária permanente da Academia Sueca, Kazuo Ishiguro. Bem, não exatamente. “Há que adicionar à mistura também um pouco de Marcel Proust. Depois mexemos, não demasiado, e ficamos com a escrita de Ishiguro.”

Nunca leu Kazuo Ishiguro? Se quer matar essa curiosidade, mas não sabe por onde começar, este artigo é para si.


Comece pelo livro mais inspirador

Não é por acaso que dizemos que Nunca Me Deixes é o romance mais inspirador de Kazuo Ishiguro. Foi o próprio autor que o disse, justificando-se com o facto de ser o seu único livro em que todas as personagens são “identificáveis”, permitindo-nos criar uma empatia.  

Mas foquemo-nos na história: quando era criança, Kathy H. vivia na escola privada de Hailsham, uma zona da Inglaterra rural onde os jovens estavam completamente isolados do mundo exterior e eram levados a acreditar que sem eles a sociedade estaria em risco. O livro começa quando Kathy, então uma mulher de 31 anos, se reencontra com duas amigas de infância e, juntas, decidem encarar as verdades escondidas da sua infância.

É um ótimo livro para começar a inteirar-se da obra de Ishiguro – talvez até um melhor primeiro livro do que Os Despojos do Dia –, uma vez que tem um ritmo pausado, permitindo-te absorver todas as sensações evocadas pelo autor. Uma nota de aviso aos leitores mais sensíveis: há uma grande possibilidade de desatarem a chorar.

À semelhança de Os Despojos do Dia, Nunca Me Deixes também mereceu uma adaptação ao grande cinema. Andrew Garfield, Keira Knightley e Carey Mulligan fizeram parte do elenco.

Revista Estante. 03.10.2019


Saber+ sobre Kazuo Ishiguro


Comentários