+ Leitur@s | 366 Poemas que falam de amor

 




Um livro por semana
Um livro de poesia de amor.


“Há várias maneiras possíveis de organizar e ordenar uma antologia, o que, evidentemente, se aplica também a uma antologia de poesia de amor. Pode, por exemplo, seguir-se um critério cronológico, por autores ou por épocas dos poemas; pode seguir-se um critério histórico e estilístico, ordenando-se os textos correspondentemente por épocas e por escolas; pode seguir-se um critério temático, surpreendendo as várias fases da relação amorosa, do avistamento e do enamoramento até à separação ou à morte, passando pela instância erótica e outras situações.
Todos estes métodos, e outros, e outros mais, têm sido utilizados e cada um tem os seus méritos. Mas aqui tratava-se de organizar um conjunto de 366 textos, conta cíclica, imediatamente relacionada com os dias do ano sem esquecer a bissexualidade. (…) também é possível organizar uma antologia que se estruture, não apenas segundo os meses e os dias, mas até em correlação com as estações do ano, o que, em se tratando de poesia de amor, seria mesmo mais uma possibilidade sugestiva…
Todavia, tendo assentado no número de 366 poemas, pareceu-me ser mais importante e mais interessante que o conjunto espelhasse o lado caleidoscópio e anarquicamente desmultiplicado da relação amorosa e das suas vicissitudes, dessa “explosão /de tantas sensações contraditórias”, como David Mourão-Ferreira diz no seu “Soneto do cativo”, independentemente de qualquer dos critérios que acima ficaram referidos.“

in Introdução de 366 Poemas que Falam de Amor, escolhidos por Vasco Graça Moura, editora Quetzal (4.ª ed. 2019)


Continuar a ler no sítio do PNL2027...

2027, P.

2027, P. (2021). Um livro por semana. Retrieved 16 February 2021, from http://pnl2027.gov.pt/np4/sugestao_13fever


Comentários