Saramagueando com o ETCetera teatro

 

#100Saramago






"No seu romance O Ano da Morte de Ricardo Reis, José Saramago, pelo recurso à intertextualidade, integra um discurso histórico evidenciado por um “olhar novo” acerca dos episódios do passado em relação a uma noção crítica do contexto histórico-cultural português frente ao mundo contemporâneo, precisamente o ano de 1936. O texto de Saramago traz-nos de volta o heterónimo Ricardo Reis, um dos heterónimos do poeta Fernando Pessoa, precursor do Modernismo português. Transformado em personagem pela pena de Saramago, Reis retorna do auto-exílio no Brasil, onde estaria a viver há dezasseis anos, ao receber a notícia da morte de Pessoa. Depara-se então com uma Lisboa que vive um crucial momento histórico. Esse Reis, imaginado por Pessoa e recriado por Saramago, desembarca numa Lisboa cuja paisagem esboça um passado de glórias monumentais, instituído por nomes e estátuas; por ruas encharcadas pela torrente das chuvas; [...]." 
Adelaide Jordão

Esta manhã, os alunos do 12º ano deslocaram-se ao Grande Auditório do Teatro de Vila Real, para assistir à representação teatral deste texto genial, pelo ETCetera teatro.

Iniciativa promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares, com o apoio do Município. Na Camilo, contou com a entusiástica colaboração/dinamização do gupo docente de Português.

Comentários