Os direitos das mulheres são direitos humanos

 


25 de novembro, Dia internacional para a eliminação da violência contra as mulheres

 
"A violência contra as mulheres é um flagelo que deve acabar. Neste Dia Internacional, a UNESCO mais uma vez pede unidade e ação - pois os direitos das mulheres são os direitos humanos de todos."
- Audrey Azoulay, Diretora-Geral da UNESCO





A violência contra a mulher é um obstáculo para a construção de sociedades inclusivas e sustentáveis

É por isso que a UNESCO destaca a igualdade de género e a não violência. É impossível uma sociedade florescer se metade da população vive com medo de ser agredida. Comemorar este dia simboliza a mobilização contra a violência contra as mulheres e lembra-nos que as mulheres devem estar no centro da mudança.










A violência contra as mulheres é uma violação
 dos direitos humanos

Publicação PDF
"A violência contra mulheres e meninas é a violação de direitos humanos mais difundida, enraizada na desigualdade e discriminação de gênero, relações desiguais de poder e normas sociais nocivas. O assassinato de mulheres e meninas relacionado com o género é a manifestação mais brutal e extrema desse tipo de violência.

Com o objetivo de galvanizar a ação global contra esse crime tão difundido, o UNODC e a ONU Mulheres uniram forças para produzir este trabalho de pesquisa sobre as estimativas globais de assassinatos de mulheres e meninas relacionados com o género na esfera privada em 2021.

As evidências disponíveis mostram que houve muito pouco progresso na prevenção de assassinatos de mulheres e meninas relacionados com o género. É necessária uma ação concertada e urgente para melhorar a base de conhecimento e fortalecer as respostas aos assassinatos relacionados com o género e outras formas de violência de género contra mulheres e meninas.

Ao garantir que todas as vítimas sejam contadas, podemos garantir que os perpetradores sejam responsabilizados e que a justiça seja feita. Ao melhorar a compreensão de todos os tipos de assassinatos de mulheres e meninas relacionados com o género, podemos fortalecer a prevenção e melhorar as respostas.

Este documento apresenta recomendações de políticas para apoiar abordagens abrangentes e multissetoriais para prevenir e abordar assassinatos relacionados com o género e outras formas de violência de género contra mulheres e meninas.

Os assassinatos relacionados com o género e outras formas de violência contra mulheres e meninas não são inevitáveis. Eles podem e devem ser evitados, por meio de intervenção precoce e parcerias multissetoriais e multissetoriais – incluindo as parcerias que ajudaram a produzir este trabalho de pesquisa, que esperamos venha a apoiar uma ação mais determinada contra esse crime."


Comentários