Dia da leitura em voz alta | Ler Gil Vicente

 
























No Dia da leitura em voz alta, a biblioteca lançou o desafio.

Hoje, divulgamos uma das leituras partilhadas.


Excerto da Farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente, lido pelos alunos do Curso Profissional 1A1:


(Ida a Mãe, fica Inês Pereira e o Escudeiro, e senta-se Inês Pereira a lavrar e canta esta cantiga) 



INÊS PEREIRA 
"Si no os hubiera mirado
no penara 
pero tampouco os mirara." 

(O Escudeiro vendo cantar a Inês Pereira, mui agastado lhe diz) 

ESCUDEIRO 
Vós cantais Inês Pereira? 
em bodas me andáveis vós? 
Juro ao corpo de Deus 
que esta seja a derradeira. 
Se vos eu vejo cantar, e
u vos farei assoviar.

INÊS PEREIRA 
Bofé senhor meu marido, 
se vós disso sois servido, 
bem o posso eu escusar. 

ESCUDEIRO 
Mas é bem que o escuseis 
e outras cousas que não digo. 

INÊS PEREIRA 
Por que bradais vós comigo? 

ESCUDEIRO 
Será bem que vos caleis. 
E mais sereis avisada 
que não me respondais nada, 
em que ponha fogo a tudo, 
porque o homem sisudo 
traz a mulher sopeada. 

Vós não haveis de falar 
com homem nem mulher que seja, 
nem somente ir à igreja 
não vos quero eu leixar. 
Já vos preguei as janelas, 
por que vos não ponhais nelas, 
estareis aqui encerrada, 
nesta casa tão fechada, 
como freira de Oudivelas. 

INÊS PEREIRA 
Que pecado foi o meu? 
Por que me dais tal prisão? 

ESCUDEIRO 
Vós buscais discrição... 
que culpa vos tenho eu? 
Pode ser maior aviso, 
maior discrição e siso, 
que guardar eu meu tesouro? 
Não sois vós mulher meu ouro? 
Que mal faço em guardar isso? 

Vós não haveis de mandar em casa 
somente um pêlo 
se eu disser: "isto é novelo" 
havei-lo de confirmar. 
E mais quando eu vier de fora 
haveis de tremer, 
e cousa que vós digais 
não vos há de valer mais 
que aquilo que eu quiser. 
Moço às partes dalém 
me vou fazer cavaleiro.

MOÇO 
Se vós tivésseis dinheiro 
não seria senão bem. 

ESCUDEIRO 
Tu hás de ficar aqui, 
olha por amor de mi 
o que faz tua senhora, 
fechá-la-ás sempre de fora. 
Vós lavrai ficai por'i. 

MOÇO 
Com o que me vós deixais 
não comerei eu galinhas. 

ESCUDEIRO 
Vai-te tu por essas vinhas... 
que diabo queres mais? 

MOÇO 
Olhai olhai como rima! 
e depois de ida a vindima? 

ESCUDEIRO 
Apanha desse rabisco. 

MOÇO 
Pesar ora de sou Pisco! 
convidarei minha prima. 
E o rabisco acabado, 
ir-me-ei espojar às eiras. 

ESCUDEIRO 
Vai-te por essas figueiras 
e farta-te desmazelado. 

MOÇO 
Assi. 

ESCUDEIRO 
Pois que cuidavas? 
E depois virão as favas. 
Conheces túbaras da terra? 

MOÇO 
I-vos vós embora à guerra, 
que eu vos guardarei oitavas. 


(Ido o Escudeiro, diz o Moço) 

MOÇO 
Senhora o que ele mandou 
não posso menos fazer. 

INÊS PEREIRA 
Pois que te dá de comer... 
faze o que te encomendou. 

MOÇO 
Vós fartai-vos de lavrar, 
eu me vou desenfadar 
com essas moças lá fora. 
Vós perdoai-me, senhora, 
porque vos hei de fechar.


🔊











Comentários