Como motivar os alunos para a leitura?

 


Nos últimos anos, diversos estudos demonstraram, inclusive, a influência da motivação dos alunos no desempenho na leitura. Estes estudos verificaram essencialmente que, quando a motivação para ler é baixa, o desempenho na leitura geralmente diminui. Além disso, quando os alunos têm pouca motivação para ler, dedicam menos tempo a este tipo de tarefa e demoram mais tempo a adquirir e desenvolver competências de leitura, como o reconhecimento automático de palavras escritas e a fluência de leitura.

Nos últimos 25 anos, especialistas em leitura definiram, segundo Brandt et al. (2021), vários princípios motivacionais, cuja influência nos comportamentos de leitura dos alunos é evidente. Sharp et al. (2016) sintetizaram a investigação subjacente a esses princípios e desenvolveram uma lista de princípios motivacionais, denominada Salient Seven:

  • Princípio 1 — Escolha: A escolha permite aos alunos selecionar um livro de acordo com os seus interesses e preferências;
  • Princípio 2 — Colaboração: A colaboração ocorre quando os professores e os alunos discutem, em conjunto, sobre livros e atividades relacionadas com a leitura;
  • Princípio 3 — Controlo: O controlo implica dar aos alunos a possibilidade de controlar o próprio sucesso na leitura, através do manuseamento das capacidades de leitura adquiridas;
  • Princípio 4 — Desafio: O desafio permite aos alunos realizar tarefas desafiantes de aprendizagem da leitura;
  • Princípio 5 — Autenticidade: A autenticidade consiste em proporcionar aos alunos a possibilidade de adquirirem conhecimento em contextos significativos e relevantes. Os livros e as atividades selecionados devem refletir, essencialmente, as necessidades e/ou os interesses dos alunos. Além disso, é fundamental que os professores demonstrem interesse pela leitura;
  • Princípio 6 — Tecnologia: A tecnologia, com diversas opções de leitura, motiva os alunos a ler, inclusive os mais relutantes e com dificuldades de aprendizagem;
  • Princípio 7 — Recompensas: As recompensas (ou incentivos) visam direcionar os alunos para a leitura e, principalmente, aumentar a motivação intrínseca.
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Bibliografia
Brandt, L., Sharp, A. C., & Gardner, D. S. (2021). Examination of teacher practices on student motivation for reading. The Reading Teacher, 74(6), 723-731.


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