Workshop | Temos voz e uma caneta nas mãos


 #SemanaDaLeitura2024 







Realizou-se hoje, na Biblioteca, o workshop "Temos voz e uma caneta nas mãos", orientado pela ilustradora Sónia Borges

Sessão às 10:20, com o 10ºH

Sessão às 14:15, com o 10º A 

Duração: 50m + 50m 


PROPOSTA DA ILUSTRADORA 

Contaminados e inspirados pela celebração dos 50 anos da Revolução dos Cravos, vamos dar voz à Liberdade através do desenho. Ainda faz tanto sentido falar do 25 de Abril, ouvir testemunhos, conhecermos melhor a história, para que a Liberdade se mantenha de pé. Nada é garantido, tudo é conquistado! A tua voz importa!

O ato de desenhar sobre o que está à minha volta, ajuda-me a perceber como olho a partir de mim e da minha história, compreendo como vejo os outros dependendo do tempo em que me demoro neles, ajuda a processar a informação que me chega de tantos lados e é um veículo para ter voz sobre mim e sobre o mundo!

🌹 Como se pode concluir, hoje, Abril depois de Abril foi motivo de reflexão e ponto de partida para a ilustração.
O workshop começou com a apresentação de 3 projetos de ilustração da autora centrados em 3 mulheres empoderadas - Maria da Conceição Matos, Helena Almeida e Chimamanda Ngozi -, seguida da audição da "Canção a José Mário Branco", d' A Garota Não.







Depois, os alunos de Humanidades que participaram nas duas sessões foram convidados a selecionar palavras e / ou frases da "Canção" e a produzir cartazes a partir da seleção feita.





Esta atividade, promovida em articulação com a RBVR, insere-se na Semana da Leitura e contou com o apoio do Município.



                                                                                                                   Semana da Leitura 2024                                                                                                                       Abril depois de Abril


Comentários