Concurso Clássicos em Rede premia talento de alunas da ES Camilo Castelo Branco
Sendo a Cultura da Antiguidade Clássica a base da nossa cultura e civilização, o conhecimento dos clássicos promove a compreensão das raízes culturais e históricas da sociedade moderna e o sentimento de identidade e pertença, ao mesmo tempo que oferece uma janela para a compreensão e respeito por outras culturas e civilizações. Em termos educativos, a Cultura Clássica favorece uma educação rica e multifacetada, que prepara os alunos para o sucesso académico e para uma vida culturalmente enriquecida e socialmente consciente.
A análise de textos clássicos estimula o pensamento crítico e analítico, uma vez que os jovens aprendem a interpretar temas complexos expressos numa linguagem fortemente simbólica e metafórica, desenvolvendo habilidades aplicáveis em muitas outras áreas do conhecimento e da vida. Por outro lado, a leitura de narrativas mitológicas constitui uma fonte inesgotável de inspiração para a criatividade (estimula a imaginação, incentiva a (re)criação, a escrita, a exploração de novas ideias) e oferece uma base insubstituível para a reflexão sobre questões éticas e morais contemporâneas (a abordagem de temas universais como amor, poder, justiça, sacrifício e destino, continua a ser relevante nos dias de hoje).
A influência da Cultura da Antiguidade Clássica é profunda e duradoura, permeando muitos aspetos da sociedade atual (língua e etimologia, literatura, cinema, ciência, matemática, filosofia, arquitetura, política, direito, retórica, oratória, modelos estéticos, jogos de vídeo) e moldando a forma como pensamos, criamos e interagimos.
Reconhecendo esta omnipresença e permeabilidade, a Rede de Bibliotecas Escolares criou, em 2017, Clássicos em Rede, um programa de atividades para alunos dos ensinos básico e secundário, com o objetivo de aumentar os seus conhecimentos sobre a Cultura Clássica e, sobretudo, de os levar a descobrir a sua presença na atualidade. Este programa inclui várias iniciativas, nomeadamente o concurso Olimpíadas da Cultura Clássica, que estimula a criatividade dos alunos, apelando à escrita, à expressão artística e ao domínio de ferramentas digitais. Anualmente, são anunciados os mitos sobre os quais irá incidir o concurso.
A ES Camilo Castelo Branco participa neste concurso desde 2019-2020 e, desde então, todos os anos tem visto os trabalhos dos seus alunos serem premiados nas diferentes áreas: 1. Recursos digitais (bandas desenhadas com uso de apps,…); 2. Vídeos/ filmes; 3. Desenho, ilustração, fotografia, bandas desenhadas não digitais; 4. Escultura/ instalação; 5. Escrita (textos narrativos, dramáticos, poéticos, jornalísticos, …).
Este ano não foi exceção. Entre os mais de 2000 jovens concorrentes, foram premiadas as seguintes alunas da nossa Escola: Alba Dominguez Oliveira Mancera, do 10º ano - 2º Prémio ex-aequo, com o trabalho “A sentença de Pandora” (mito de Pandora), na modalidade de Escrita; Bruna Soares Pinto e Inês Moreira da Silva, do 12º ano - 1º Prémio ex-aequo, com o trabalho “Um amor fadado” (mito de Céfalo & Prócris), na modalidade de Desenho.
A convite da organização, as três alunas premiadas deslocaram-se a Lisboa, no passado dia 24 de junho, acompanhadas da professora de Latim e da Professora Bibliotecária, para participarem na Festa de Entrega dos Prémios, que teve lugar na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Para o concurso de 2024-2025, os mitos ainda não estão definidos, mas sabemos de antemão que os mesmos serão escolhidos a partir da sua presença na obra de Luís de Camões, uma vez que estamos a celebrar o 500º aniversário de seu nascimento. Independentemente do tema, o novo desafio irá constituir certamente mais um estímulo à curiosidade e criatividade dos alunos e ao alargamento dos seus conhecimentos sobre temas de Cultura Clássica.
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