Publi-cidade e comunicação visual urbana
2018 | CECS - UMinho
ISBN:978-989-8600-76-9
“A publicação que aqui apresentamos reúne textos de caráter diverso sobre muitas das enumeradas dimensões da Publi-cidade e da comunicação visual urbana. Desde a arte urbana e a moda (Francisco Mesquita e Madeleine Müller), passando pela arte urbana na sua relação com os lugares do habitar (Helena Pires), pelas estratégias criativas de comunicação estratégica, convocando os valores da participação e da cidadania (Ana Melo), até às implicações das novas tecnologias na paisagem publicitária urbana (Eduardo Zilles Borba, Marcelo Zuffo e Francisco Mesquita), às práticas públicas no espaço urbano (Pedro Andrade) e às perceções sobre as transformações no espaço público (Paulo Ribeiro Cardoso e Teresa Cerquinho da Fonseca), expressas, nomeadamente em contexto de entrevista exploratória (Felipe Zamara), são múltiplos os contributos e os olhares que aqui se justapõem, compondo ritmos de análise, de observação e reflexão sincopados entre si.
Motivados pelo desafio lançado no quadro do Grupo de Trabalho de Publicidade da Sopcom (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação), tendo por fim a publicação sobre uma temática especialmente pertinente na atualidade, os editores, na dupla qualidade de coordenadores do Grupo, fazem votos para que as leituras aqui deixadas sejam do agrado de todos quanto trabalham, estudam, ensinam e investigam nas áreas da publicidade e da comunicação visual urbana!” [Nota introdutória]
Sumário
[download integral] PDF [8,7 MB] 135 pp. | |
Publi-cidade e comunicação visual urbana: introdução PDF | |
Helena Pires, Francisco Mesquita (5-8) |
Deambulações na cidade sobre a arte urbana e a moda PDF | |
Francisco Mesquita, Madeleine Müller (9-28) |
A arte urbana e os lugares do habitar. Up There, o caso da intervenção de Katre no Bairro de Carcavelos PDF | |
Helena Pires (29-60) |
A marca dos cidadãos: intervenção, ocupação e subversão na paisagem publicitária urbana PDF | |
Ana Duarte Melo (61-89) |
Uma nova camada na realidade: realidade aumentada, eletrónica e publicidade PDF | |
Eduardo Zilles Borba, Marcelo Zuffo, Francisco Mesquita (91-102) |
A cidade interdimensional e as práticas públicas quotidianas PDF | |
Pedro Andrade (103-110) |
Do espaço público ao ciberespaço: publicidade exterior vs publicidade online na perspetiva dos consumidores PDF | |
Paulo Ribeiro Cardoso, Teresa Cerquinho da Fonseca (111-123) |
Porto, cidade criativa PDF | |
Felipe Zamana (125-131) |
Notas biográficas (133-135) PDF | |
|
Comentários
Enviar um comentário