Publi-cidade e comunicação visual urbana

 


                                                 
                                                                        Helena Pires & Francisco Mesquita
                                                                        2018 | CECS - UMinho
                                                                        ISBN:978-989-8600-76-9


“A publicação que aqui apresentamos reúne textos de caráter diverso sobre muitas das enumeradas dimensões da Publi-cidade e da comunicação visual urbana. Desde a arte urbana e a moda (Francisco Mesquita e Madeleine Müller), passando pela arte urbana na sua relação com os lugares do habitar (Helena Pires), pelas estratégias criativas de comunicação estratégica, convocando os valores da participação e da cidadania (Ana Melo), até às implicações das novas tecnologias na paisagem publicitária urbana (Eduardo Zilles Borba, Marcelo Zuffo e Francisco Mesquita), às práticas públicas no espaço urbano (Pedro Andrade) e às perceções sobre as transformações no espaço público (Paulo Ribeiro Cardoso e Teresa Cerquinho da Fonseca), expressas, nomeadamente em contexto de entrevista exploratória (Felipe Zamara), são múltiplos os contributos e os olhares que aqui se justapõem, compondo ritmos de análise, de observação e reflexão sincopados entre si.
Motivados pelo desafio lançado no quadro do Grupo de Trabalho de Publicidade da Sopcom (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação), tendo por fim a publicação sobre uma temática especialmente pertinente na atualidade, os editores, na dupla qualidade de coordenadores do Grupo, fazem votos para que as leituras aqui deixadas sejam do agrado de todos quanto trabalham, estudam, ensinam e investigam nas áreas da publicidade e da comunicação visual urbana!” [Nota introdutória]



Sumário

[download integral] PDF [8,7 MB] 135 pp.
 
Publi-cidade e comunicação visual urbana: introdução PDF
Helena Pires, Francisco Mesquita (5-8)
Deambulações na cidade sobre a arte urbana e a moda PDF 
Francisco Mesquita, Madeleine Müller (9-28)
A arte urbana e os lugares do habitar. Up There, o caso da intervenção de Katre no Bairro de Carcavelos  PDF
Helena Pires (29-60)
A marca dos cidadãos: intervenção, ocupação e subversão na paisagem publicitária urbana PDF
Ana Duarte Melo (61-89)
Uma nova camada na realidade: realidade aumentada, eletrónica e publicidade PDF
Eduardo Zilles Borba, Marcelo Zuffo, Francisco Mesquita (91-102)
A cidade interdimensional e as práticas públicas quotidianas  PDF
Pedro Andrade (103-110)
Do espaço público ao ciberespaço: publicidade exterior vs publicidade online na perspetiva dos consumidores  PDF
Paulo Ribeiro Cardoso, Teresa Cerquinho da Fonseca (111-123)
Porto, cidade criativa PDF
Felipe Zamana (125-131)
Notas biográficas (133-135)  PDF
       



Comentários