Sugestão de leitura | O ninho da cotovia

 





No dia 17 de junho de 2017, o velho José, alucinado, foge do Lar para ir matar um cuco que, por essa altura, se prepara para atirar os ovos da cotovia para fora do ninho. Teresa, uma jornalista desiludida com a profissão, regressa de Berlim ao ponto final do mapa que é a sua aldeia, situada no centro de Portugal, para passar o fim de semana com os filhos. João, o político que defende com veemência a exploração de eucaliptos, sai de Lisboa em direção a Pedrógão, para desfrutar do éden que representa para ele aquela vila. Cidália, que também é bombeira, parte do Centro Social e Paroquial para distribuir os almoços pelos velhos que vivem sozinhos. Sãozinha, encostada ao Clio velho, paga, com sacrifício, a sua liberdade na berma da estrada nacional.
No dia 17 de junho de 2017, estas e outras personagens são surpreendidas por um incêndio dantesco, que Manuel Tolo, rodopiando sobre si próprio e atirando gargalhadas ao vento, ajudou a formar. Como é que um acontecimento inesperado, e pelo qual ninguém é responsabilizado, interfere na vida destas personagens e a muda para sempre?
Tendo como inspiração o incêndio de Pedrógão Grande, O Ninho da Cotovia é uma narrativa ficcional que decorre no interior do nosso país e confronta o leitor com a imprevisibilidade da vida e a injustiça, mas também com a força individual, a solidariedade, o humor e os segredos de cada uma das personagens.
Por falar em segredos, será que o velho José conseguiu dar com o ninho da cotovia e matar o cuco?

Autor: Raquel Ramos
Título: O ninho da cotovia
Ano de edição: 2024
Páginas: 176
ISBN: 978-972-36-2068-9

Comentários