O essencial sobre Natália Correia

 




O que aqui se segue...

… não é um livro académico, nem tampouco de crítica e análise literárias, e por isso não enverga os trajos que habitualmente ostentam os textos desse tipo. Com ele se procura — de acordo com o espírito da coleção em que se integra — captar um pouco daquilo que se poderá considerar o essencial de Natália Correia, esse ignotus de que ela, enquanto poeta, seria um microfone — tal como ela própria assumiu —, tendo como altifalante a persona pública que criou e alimentou. 
Não é, também, uma biografia, até porque tal não caberia em tão poucas páginas: o leitor tem já ao seu dispor duas excelentes obras [1] recheadas de informações que satisfazem em pleno, cada uma no seu registo, o que escreveu Eça de Queiroz quando se discutia, em França, a bondade da publicação póstuma dos textos inéditos de Victor Hugo: «Ora — escreveu então Eça —, quantos mais documentos se reúnem sobre um homem de génio como Hugo, mais completo se torna o trabalho crítico sobre a sua individualidade e sobre a sua obra. Para alargar e completar o conhecimento dos grandes homens, publicam-se-lhe as cartas, todos os papéis íntimos — até as contas do alfaiate.» [2]
O que aqui fica resulta, assim, de um entendimento pessoal da figura e da obra de Natália Correia, baseado em documentos e testemunhos. E, naturalmente, de escolhas. Os factos tidos por mais relevantes com ela relacionados e ocorridos entre 1923 e 2023 são enunciados no capítulo «Cem Anos de Natália». 

Wrocław, Polónia, 3 de março de 2024


[1] Martins, 2023; Rosa, 2023.
[2]  Eça de Queiroz, 1893




Nascida nos Açores em 1923, Natália Correia foi uma personalidade incontornável na vida cultural, social e política portuguesa da segunda metade do século XX: radialista, cronista, jornalista, interventora social, defensora dos direitos da mulher, libertária, polemista, editora, diretora de jornais e revistas, dramaturga, romancista, contista, tradutora, guionista de óperas e de filmes e programas de televisão, deputada, ensaísta, crítica demolidora de figuras políticas, foi, sobretudo, autora de uma preciosa obra poética.
Este pequeno livro da coleção Essencial, da autoria de Luiz Fagundes Duarte, sintetiza a vida e a obra fantásticas de Natália Correia.


Comentários