Este jornal pertence a…
«Distribuir prospetos», história de José de Lemos, «Página Infantil», Diário Popular, 27 de dezembro de 1958
A «Página Infantil» marcará uma das mais frutuosas colaborações de José de Lemos no Popular, iniciada a 8 de outubro de 1942, duas semanas depois do arranque do jornal. Herdeira direta das experiências do artista no suplemento «Ação Infantil», datado do ano anterior, a nova página para crianças será presença regular do Popular durante décadas. José de Lemos (Lisboa, 1910-1995), um dos mais fascinantes e prolíficos ilustradores e cartoonistas portugueses, tem um papel relevante na literatura e ilustração para crianças. Trabalhará ininterruptamente no vespertino Diário Popular, desde o primeiro número, de 22 de setembro de 1942 até ao derradeiro, de 28 de setembro de 1991. Em entrevista à escritora Soledade Martins, incluída no livro Inquérito ao Livro Infantil, em 1980, Lemos contará:
P.— Há muitos anos que a «Página Infantil» do Diário Popular é orientada pelo José de Lemos. Que recordações guarda desse trabalho?
R.— Sim, há muitos anos. Mas esteve para morrer à nascença, essa minha orientação. E se continuei a orientá-la, devo-o a um jornal literário que se publicava na altura das minhas primeiras páginas. É que o bom público adulto desse tempo chocou-se com o meu estilo. O tal humor, escrever a brincar. Esse público protestou, escrevendo ao diretor do jornal, por eu não dar lições de moral, não falar na História Pátria e não sei o que mais. O diretor, apesar de meu amigo, concordou com esse público e já se preparava para me despachar quando surgiu esse jornal literário afirmando que eu era uma excepção no panorama da literatura infantil.
A ausência de paternalismo e propaganda ideológica da «Página Infantil» vai apresentar uma salutar alternativa ao escapismo bedéfilo ou ao proselitismo nacionalista das revistas infantojuvenis e às tolas histórias da Editorial Majora que ganham, ao longo dos anos quarenta, uma asfixiante preponderância na edição de livros para crianças.
Comentários
Enviar um comentário