Guia de leitura de poesia
Ler poesia: porquê?
A poesia tem o poder de despertar a criatividade, desenvolver o pensamento crítico e estimular a sensibilidade dos leitores. No entanto, o seu ensino nas escolas tem sido frequentemente limitado ao estudo formal de autores, períodos literários e estruturas métricas, deixando em segundo plano o potencial que tem para transformar e enriquecer a experiência de desenvolvimento pessoal, cultural e de pensamento crítico dos alunos. A leitura de poesia deve ser abordada na sua totalidade: por um lado, como forma de desenvolver a consciência fonológica e de alargar a variedade vocabular, treinando a atenção para sons, ritmos, palavras; por outro, como uma experiência emocional e intelectual que nos inquieta, comove e desafia a refletir sobre o mundo e sobre nós mesmos. A poesia não é apenas um conjunto de palavras organizadas em harmonia, mas também um convite ao pensamento e à imaginação. Apesar da sua riqueza e diversidade, a poesia é muitas vezes encarada como hermética ou demasiado complexa. No entanto, pode também ser divertida e acessível, surpreendendo-nos com temas inesperados e imagens inusitadas. Talvez demoremos algum tempo até encontrarmos os nossos poetas preferidos, mas essa descoberta vale a pena - e podemos até gostar de diferentes poetas conforme o nosso estado de espírito ou fases da vida.
Este guia propõe percursos de leitura adequados aos diferentes níveis de educação e ensino, oferecendo sugestões práticas e tópicos de reflexão para a exploração da poesia em contexto escolar. Com estas propostas para leitura extensiva, pretende-se que os alunos leiam - e releiam - os textos de forma autónoma. Organizado por níveis de educação e ensino, apresenta uma seleção de poemas de autores portugueses e estrangeiros, acompanhados de propostas de trabalho que incentivam uma leitura ativa e envolvente. A investigação tem mostrado que muitos professores se sentem menos à vontade para ensinar poesia, preferindo outros géneros literários (Cremin, 2008). Além de se fundar nos benefícios da leitura poética, este guia procura fornecer estratégias concretas para que alunos e docentes possam aproximar-se da poesia de forma mais significativa. Acreditamos que a poesia deve ser vivida para além das páginas dos manuais e que a sua leitura pode tornar-se numa experiência transformadora, de crescimento pessoal e de respeito pela opinião do outro. Como sugere Phyllis Klein, a poesia "dá ritmo ao silêncio, luz à escuridão" - e é essa luz que esperamos ajudar a trazer para a sala de aula.
Regina dos Santos Duarte, Comissária do Plano Nacional de Leitura
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