Videoconferência: em Português nos entendemos

 


#diamundialdalinguaportuguesa #alermaisemelhor  #latitudesdalinguaportuguesa #RBE

 




A língua portuguesa, à qual a ONU dedicou um dia para ser celebrada mundialmente, é um elo poderoso que une pessoas de diferentes países, culturas e histórias. Afirmar a sua importância como plataforma global de entendimento e partilha entre alunos/ escolas de diversas regiões e culturas é precisamente o objetivo de "Latitudes da língua Portuguesa", evento criado pela Rede de Bibliotecas Escolares para celebrar as diversas geografias e culturas onde o português se apresenta como traço de união. 

Neste dia de celebração, os alunos de Português do 11º H, da ES Camilo Castelo Branco, de Vila Real,  estiveram numa videoconferência, esta manhã, com alunos de 10º e 12º anos, da Eugen Lovinescu Theoretical High School, Bucareste, Roménia, onde partilharam experiências e leituras da poesia de Camões, usando o português como língua de comunicação. A planificação e coordenação da atividade, que incluiu encontros virtuais de preparação, esteve a cargo das professoras Adelaide Jordão e Isabel Lazar, responsável pelo Camões Júnior Center – e-certification Portuguese as a Foreign Language, em Bucareste.

 

 


Pode ser uma imagem de 1 pessoa


Este encontro virtual não foi apenas uma troca de palavras, mas um verdadeiro ato de celebração da diversidade e da unidade que o idioma proporciona. Entre sotaques distintos e expressões culturais variadas, os alunos constroem pontes de compreensão e criam laços de amizade, mostrando que a língua portuguesa é, acima de tudo, um espaço de encontro e diálogo global.

Em 2025, a RBE aliou o Dia Mundial da Língua Portuguesa às celebrações do V Centenário do Nascimento de Camões, o seu maior símbolo literário, integrando a atividade Latitudes da Língua Portuguesa na iniciativa Camões, engenho e arte.

Camões 500 

Comentários