A História repete-se. E a Literatura?

Helena Carvalhão Buescu. Academia de Ciências de Lisboa
Se é seguro dizer que a História se repete, quase ciclicamente, mesmo quando as revoluções tentam romper com o velho e instaurar o novo, na Literatura o processo é mais complexo. Helena Carvalhão Buescu propõe uma leitura e uma filosofia da história, demonstrando como antiguidade e modernidade são complementares e interdependentes, numa resolução que não se pauta por oposições simplistas. As ideias desenvolvidas neste livro têm como matriz subjacente o peso da tradição que, ao transformar-se em herança, representa uma separação — enquanto salto temporal, geracional, doutrinário — e, por outro lado, uma ponte, ao assegurar a transição (nada ‘novo’ nasce, sem um confronto com o ‘antigo’).
A sobrevida das heranças, justamente por ser dinâmica, torna-as imperfeitas: é inevitável que o presente altere o que recebe. E é na novidade de que o antigo se reveste que parece residir o futuro da herança literária, determinando o que pode ou não entrar no cânone, como por exemplo Camões, quando compatibiliza formas tradicionais com novas formas de sentir.
Neste volume revaloriza-se a literatura como património histórico e cultural. Tomando como central a noção de ‘coralidade’, pois o cruzamento de tradições resulta geralmente em (harmoniosa) dissonância, a professora catedrática de Literatura Comparada demonstra, em breves capítulos, como a literatura emerge de um tempo passado que se faz reiteradamente presente, preservando o fogo da tradição e das eras que atravessa, e concretiza com exemplos da lírica medieval galaico‑portuguesa, da poesia de Manuel Gusmão ou Florbela Espanca, da prosa de Eça de Queirós, Pessoa, Camilo, Saramago, e até da crítica de Jorge Fernandes da Silveira.
Os ensaios que se sucedem neste livro não se leem enquanto saltos; a autora confere-lhes coerência e progressão, numa linguagem delicada e acessível, longe da esterilidade hermética intrínseca a alguma crítica.
Paulo Nóbrega Serra, Expresso, 14 de agosto de 2025
Comentários
Enviar um comentário