"As comemorações dos 100 anos do nascimento de Mário Soares são um tempo para evocar e tornar presente uma figura capital da nossa história contemporânea, cuja vida é inseparável da história do combate pela democracia em Portugal, pela sua instauração, defesa, consolidação e desenvolvimento.
São também um tempo para afirmar e mostrar a imperiosa atualidade dos valores e das causas que Mário Soares representou e pelos quais se bateu com uma coragem que nunca desistiu: a liberdade, a convivência, a tolerância, a solidariedade, a modernização, o ambiente e a paz.
Soares foi uma personalidade riquíssima e a sua obra política e cívica, que também inclui a sua obra escrita, tem uma grandeza e um alcance nacionais e internacionais únicos na nossa contemporaneidade. O que fez foi imenso e foi fundamental para tornar Portugal um país livre, democrático, desenvolvido, europeu, ligado a todos os países que falam português e respeitado no Mundo.
Homem político, foi também um escritor e um homem de cultura atento, ativo e interveniente, colecionador de obras de arte e de livros, membro das mais prestigiadas instituições culturais nacionais e internacionais. Nada do que é humano lhe foi indiferente.
A preservação da memória de Mário Soares permite projetá-la para o futuro, junto das novas gerações. Assim, entre os objetivos que estas comemorações promovem, encontra-se o propósito de criar espaços de formação e de valorização da participação cívica dos cidadãos. Pretende-se estimular e apoiar a produção de conhecimento e o envolvimento dos jovens em projetos cívicos, a partir de três premissas fundamentais: preservar a memória; construir o futuro; fomentar a participação.
As comemorações realizam-se de 7 de dezembro de 2024 até ao final de 2025 e ligam-se às celebrações dos 50 anos do 25 de Abril e dos 100 anos do nascimento de Maria Barroso."
Fundação Mário Soares e Maria Barroso
No âmbito do programa das
comemorações do Centenário de Mário Soares, está patente na ES Camilo
Castelo Branco, de 29 de setembro a 10 de outubro, a exposição itinerante "Mário Soares: 100 anos", da Fundação Mário Soares, cedida pelos organizadores daquele programa.
Esta
exposição foi concebida para ser instalada em espaços educativos, como
escolas, bibliotecas, universidades e outros equipamentos culturais e dá
a conhecer a vida de Mário Soares, o seu pensamento, interesses e
valores, a luta e ação pela liberdade e pela democracia e o legado
nacional e internacional.
É acompanhada de um programa de atividades pedagógicas com sugestões
dirigidas aos docentes de todos os níveis de ensino. Estas propostas
têm como objetivo incentivar o trabalho interdisciplinar em torno da
biografia, do pensamento e dos valores democráticos de Mário Soares,
promovendo junto dos alunos a reflexão crítica sobre o papel dos
cidadãos na construção de uma sociedade livre e plural.
Conheça e explore recursos educativos aqui.
Comentários
Enviar um comentário