“As estórias a darem cartas” uniram arte, escrita e pensamento crítico
No passado dia 6, a Biblioteca Escolar recebeu a ilustradora Sónia Borges que veio dinamizar dois inspiradores workshops de ilustração e criação de estórias, com o título “As estórias a darem cartas”.
Durante a sessão, os alunos do 7.º A e 7.º D embarcaram numa viagem criativa onde a observação, a curiosidade, a imaginação e o erro foram os principais motores do processo artístico.
Partindo da reflexão proposta pela autora — sobre a importância de ir além do “primeiro clique” e de não nos contentarmos com respostas rápidas — os alunos foram convidados a pensar o valor do conhecimento, da leitura e da descoberta. Num mundo em que tudo parece estar à distância de um toque, Sónia Borges desafiou os participantes a procurar mais fundo, a questionar, a errar, a criar.
O resultado foi um baralho de cartas muito especial, onde cada ilustração respondia a uma das perguntas essenciais de qualquer estória - Quem? Onde? O quê? Como? - e a sequência da escolha das mesmas permitia criar pequenas narrativas.
Entre risos, traços e cores, os alunos mostraram-se empenhados, curiosos e cheios de ideias, comprovando que a criatividade floresce quando há espaço para o improviso e para o olhar crítico.
Fantástica comunicadora, simpática, divertida, criativa e muito competente, Sónia Borges tornou esta experiência ainda mais enriquecedora e inesquecível.
“As estórias a darem cartas”: uma atividade que uniu a arte, a escrita e o pensamento crítico — lembrando-nos que, tal como nas boas histórias, o mais importante é a jornada e não apenas o resultado final.






Comentários
Enviar um comentário